Como identificar um pedófilo?

13:30 Elan 2 Comments


Como posso saber quem é pedófilo? (Leonardo, 12 anos)
Resposta da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC):
Infelizmente não é fácil reconhecer um pedófilo. Isso porque geralmente é  uma pessoa, aparentemente, comum e não possui características físicas que as diferenciem de outras pessoas. O pedófilo, em sua grande maioria homens, é uma pessoa adulta que sente atração sexual por crianças e adolescentes, podendo ou não haver contato físico. Mas, o que os pedófilos possuem em comum são alguns comportamentos, com os quais  todas as crianças e adolescentes devem tomar cuidado e desconfiar.
Alguns desses comportamentos são: 
  • Gostam de ficar sozinhos com crianças ou adolescentes, sendo muito atenciosos e sedutores.
  • Gostam de fazer “amizade” com criança/adolescente.
  • Sempre procuram agradar sua vítima com presentes, elogios e promessas.
  • Em suas casas possuem vários objetos, jogos, guloseimas para agradar crianças e adolescentes.
  • Procuram fazer carinho nas partes íntimas de crianças e adolescentes.
  • Sempre pedem para guardar segredo e nunca contar nada a ninguém sobre seus comportamentos.
  • Às vezes, ameaçam a criança/adolescente, algo ou alguém de que goste muito, caso não ceda às suas vontades.
  • Pedem para filmar ou tirar fotos de criança/adolescente, com pouca ou nenhuma roupa e pedem para fazer poses sensuais.
O pedófilo pode ser alguém muito próximo de você, como um familiar, um conhecido, um vizinho e também alguém desconhecido que se aproxima de crianças/adolescentes por meio da internet (salas de bate-papo, por exemplo).
Essas são algumas dicas importantes. Caso desconfie de algo ou alguém, conte para um adulto em que confie. Lembre-se que a criança/adolescente é sempre vítima! Se existe um culpado, esse é sempre o pedófilo!
Para saber mais acesse a cartilha "Navegar com segurança", que traz dicas de como se proteger de pedofilia na internet.

Atenção: Violência sexual contra criança e adolescente é crime! Para denunciar Disque 100! 

Notícias Relacionadas

2 comentários :

  1. Você do Projeto Destruição Pedofilia
    Estão Fazendo a Diferença
    João Batista de Oliveira
    Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia

    ResponderExcluir
  2. O texto leva ao preconceito de relacionamentos inter etários entre adultos e adolescentes, relacionamentos estes legais no Brasil a partir dos 14 anos completos. Primeiramente que o pedófilo não necessariamente "é uma pessoa adulta que sente atração sexual por ... adolescentes".

    A pedofilia é caracterizada pela atração por crianças impúberes, antes da puberdade, e não por adolescentes (até mesmo grande porcentagem dos pedófilos são adolescentes, então é um absoluto contra senso querer designar como pedofilia a atração de adultos por adolescentes). A psicologia vê a atração de adultos por adolescentes como algo perfeitamente normal, já que estes já possuem características sexuais maduras, podendo até conceber.

    O que não é normal são abusos e exploração sexual, porém esta postagem generaliza toscamente, como se qualquer adulto interessado num adolescente fosse um criminoso. Nem mesmo alguém por ser pedófilo pode ser considerado criminoso, pois uma coisa é sentir a atração parafílica, e outra é partir pra um abuso ou ato violento contra uma criança.

    Aqui vemos a palavra pedofilia sendo usada como sinônimo de abuso e crime, porém este uso é incorreto e anti ético, típico de quem aprendeu sobre o assunto com políticos oportunistas e fundamentalistas como Magno Malta & Cia, e não numa faculdade de psicologia. Aliás é daí mesmo que veio este texto, do portal "todos contra a pedofilia".

    E é isso o que vocês estão fazendo aqui, construindo e solidificando preconceitos, num novo fundamentalismo anti pedofilia, como se esta parafilia fosse responsável pelas maiores atrocidades cometidas contra crianças e adolescentes.


    Recomendo ->

    Pedofilia não é abuso sexual infantil (Altieres Rohr)

    http://antipreconceitointeretario.blog.com/2011/05/24/pedofilia-nao-e-abuso-sexual-infantil-altieres-rohr/

    ResponderExcluir